sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

A feiticeira

Eu adorava essa série, achava a Feiticeira o máximo, ela era o tipo de pessoa que todas nós gostaríamos de ser: bonita, charmosa, espirituosa, esperta, politicamente correta... e ainda tinha super-poderes! E estava sempre com a razão. Debaixo do jugo do marido machista, muito em moda na época, ela usava seu charme para fazer tudo o que queria. Aprontava as maiores confusões e depois ainda fazia uma limonada desse limão, com o rolo todo ainda criava uma nova campanha de publicidade pro chato do James.

Sim, ele era um chato e eu não entendia porque ela não dava um pontapé na bunda dele, como também pensavam todos os parentes excêntricos dela, mas ela não queria nem saber: amava o James, chato e machista como ele era, e não abria mão. Como sempre, ela estava certa.

(por Zailda Mendes)






Ficha técnica:

Título Original: BewitchedProdução: 1964 a 1972
Total de Episódios: 248
Elenco: Samantha Stephens e Serena: Elizabeth Montgomery (dublada por Nícia Soares - P&B e Rita Cléos - Color); James Stephens (1): Dick York (1964/69) (dublado por Gervásio Marques - P&B e Olney Cazarré - Color); James Stephens (2): Dick Sargent (1969/72) (dublado por Olney Cazarré e Osimiro Campos); Endora: Agnes Moorehead (dublada por Lia Saldanha, Gessy Fonseca - P&B e Helena Samara - Color); Maurice: Maurice Evans (dublado por Flávio Galvão e Borges de Barros); Larry Tate: David White (dublado por Waldyr Guedes e Xandó Batista); Louise Tate (1): Irene Vernon (dublada por Isaura Gomes); Louise Tate (2): Kasey Rogers (dublada por Judy Teixeira); Tabatha: Diane e Erin Murphy (dubladas por Aliomar de Matos); Adam: David & Greg Lawrence; Abner Kravitz: George Tobias (dublado por xandó Batista e José Soares); Gladys Kravitz: Alice Pearce e Sandra Gold (dubladas por Isaura Gomes); Tia Clara: Marion Lorne (dublada por Maria Inês); Tio Arthur: Paul Lynde; Esmeralda: Alice Ghostley; Dr. Bombay: Bernard Fox (dublado por João Ângelo).
Produção: Columbia Television/William AsherDistribuição: Columbia Pictures TelevisionVersão Brasileira: AIC-SP

A série:

Elizabeth Montgomery nasceu em Abril de 1.933 e já nos anos 50 começou a atuar em Tv (mais precisamente em 1.951). Seus pais – Robert Montgomery e Elizabeth Allen – pertenciam ao meio televisivo. Sua primeira aparição foi no programa do pai - Robert Montgomery Presents. Bastante ativa em termos de casamento, seu primeiro matrimônio foi em 1.954 com Frederick Gallatin Gamman. Em 1.957 casou-se com o ator Gig Young. Em 1.963 casou-se com o produtor William Asher, após ter trabalhado com o mesmo no filme Johnny Cool. Foi quando decidiram desenvolver um programa onde ele fosse o produtor e ela a estrela. O projeto concebido por ambos mostrava o dia a dia de um frentista que trabalhava num posto de gasolina, contrapondo-se ao dia a dia da esposa, uma mulher da alta sociedade. O desnível social entre ambos e o eterno conflito entre homem e mulher seriam as bases desse seriado. Asher levou o projeto para a Columbia Television, para ser apreciado por William Dozier (que depois produziria a série de TV Batman). Dozier parece não ter se entusiasmado muito com a idéia mas achou-a parecida com outro projeto, criado em 1.961, por Harry Ackerman. A idéia de Ackerman era mostrar um casal se conflitando, mas não por diferenças sociais e sim porque o homem – um publicitário promissor - casa-se com uma bela feiticeira. Asher gostou da idéia e sugeriu que ambos se unissem na produção da série desde que Elizabeth Montgomery fosse a estrela principal. A partir daí, uniram-se ao grupo de Sol Saks, para desenvolvimento do episódio piloto.

O elenco:

Em princípio ficou definido que Elizabeth Montgomery viveria Samantha, uma bruxinha que ao se casar com um simples mortal promete a ele abandonar a vida de mágicas. Foi trabalhoso escolher quem faria o papel do marido. Os produtores pensaram em Richard Crenna (que atuaria depois na série cinematográfica Rambo), mas diante da indisponibilidade do ator cogitaram o nome de Dick Sargent. Como Sargent estava envolvido em outro projeto, resolveram abrir uma maratona de testes onde o vencedor foi o ator Dick York. Ficou estabelecido que o marido de Samantha chamar-se-ia Darrin Stephens e que trabalharia numa agência de propaganda chamada McMann & Tate. Para o papel de Larry Tate – patrão de Darrin – o escolhido foi o ator David White. Tate teria também uma esposa – Louise - vivida pela atriz Irene Vernon. Como parte de concepção da série, Samantha teria uma mãe, que simplesmente repudiaria seu casamento com o pobre mortal. O papel da mãe de Samantha sempre foi de Agnes Moorehead. O problema é que os executivos de produção achavam que ela jamais aceitaria encarnar Endora. Agnes aceitou o convite ao se encontrar casualmente com Elizabeth Montgomery dentro de uma loja nos Estados Unidos.
De quebra, os Stephens teriam um casal de vizinhos – Abner e Gladys Kravitz (George Tobias e Alice Pearce). Abner vivia como um aposentado – ora vendo TV, ora lendo jornal – enquanto que Gladys dedicava boa parte de seu tempo a bisbilhotar a vida dos outros. Como Samantha vinha de uma família de feiticeiros, há que se registrar também a criação dos personagens que em verdade eram seus parentes. Assim sendo, desenvolveram os personagens de Tia Clara (Marion Lorne) e de Maurice - Pai de Samantha (Maurice Evans). Tia Clara era uma bruxa com muita idade e isso fazia com que suas mágicas não funcionassem a contento. Maurice era separado de Endora e adorava fazer citações teatrais. Com o decorrer da série a família de bruxos revelou também ter um médico especialista. Tratava-se do Dr. Bombay, vivido pelo ator Bernard Fox.
Vale lembrar ainda que a participação do ator Paul Lynde num episódio da primeira temporada levado ao ar em 25/03/65, rendeu-lhe depois o convite para viver um tio de Samantha, chamado Arthur.
Por fim Samantha teria uma prima chamada Serena, interpretada pela própria Elizabeth Montgomery. Para interpretar a personagem ela usaria uma peruca com cabelos pretos. O primeiro episódio com Serena pertence a segunda temporada da série e foi ar nos Estados Unidos em 13/01/66.
Do lado da família de Darrin Stephens foram desenvolvidos apenas os personagens de seus pais, vividos por Robert F. Simon e Mabel Roberts. Quando Robert F. Simon não estava disponível, era substituído pelo ator Roy Roberts.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. essa foto nçao é da feiticeira.. é de um seriado da mesma época: Jeannie é um Gênio !!

    ResponderExcluir
  3. Na postagem não há foto, só um vídeo. A foto à qual se refere é do cabeçalho do blog.

    ResponderExcluir
  4. A Feiticeira Elizabeth "Samantha" Montgomery, era um sonho: Linda, tão linda, que até hoje não me canso de olhar para ela em cada episódio do seriado, ou dos filmes e participações suas em outras séries! Que homem não queria ser casado com uma mulher tão "colossal", meiga, virtuosa, dedicada, gatíssima, como aquela? Para ela, só faltava colocar uma faixa em volta dela...de Miss Universo! Tenho todas as temporadas e sempre assisto quando posso! Pena que não foi feito um "crossover", com outra Deusa das séries, a Jeannie é Um Genio! Já imaginou as duas se encontrando num episódio? Mesmo hoje isso poderia ser feito, tal qual aconteceu com a tripulação da série Jornada nas Estrelas primeira versão se encontrando com Jornada nas Estrelas Deep Space Nine. Mas, isso não é possivel, devido problemas contratuais, direitos autorais e possíveis rivalidades entre as duas marcas registradas! Uma pena!

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia o recado:

1- Se não quiser usar seu nome verdadeiro, invente um apelido.

2- Comentários anônimos serão deletados se contiverem críticas porque considero covardia criticar no anonimato.

3- Deixando seu email você será avisado quando seu comentário for publicado e respondido no blog. Seu email não será publicado.

4- Assine RSS do comentário para acompanhar as respostas ao tópico.

E o mais importante:

Comentários considerados ofensivos não serão publicados.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails