quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Blog sobre seriados
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Cold Case
Um show esse seriado, cada episódio nos faz pensar e acompanhar o raciocínio dos policiais que fazem de tudo para resolver os casos que já estão engavetados há anos. E as dificuldades são muitas porque têm que usar apenas o que o tempo não destruiu. Alguns casos são de mais de 50 anos, o que transforma a resolução do mistério em uma questão de deduções lógicas que qualquer outra coisa.
Outro fato interessante é que usam recursos que não existiam na época do crime, e muitas vezes essa é a razão de o caso ter ficado arquivado por tanto tempo.
Aqui no Brasil não sei se há algum departamento da polícia que investigue casos que há anos foram engavetados sem solução. Alguém sabe me dizer se existe isso aqui no Brasil?
Se existisse seria ótimo, afinal antes tarde do que nunca, não é?
E você, o que acha?
domingo, 21 de setembro de 2008
Os seriados na TV
Depois vieram "A feiticeira", "Jeannie é um gênio" e "Perdidos no espaço", lançando o humor e a ficção científica nos seriados. Muito bons também "Terra de gigantes" e "O túnel do tempo", que me ajudou muitas vezes na aula de história.
Hoje não daria para enumerar os seriados que estão sendo exibidos na TV aberta ou fechada, mas acho que o forte são os policiais. Ficção e terror também são grandes filões, "Heroes" e "Lost" estão aí e não me deixam mentir. Mas também há lugar para o humor e "Friends" é um excelente exemplo disso, há anos prendendo a atenção de milhões de telespectadores no mundo todo.
domingo, 10 de agosto de 2008
Romance e nudez em Law & Order?
Estrelando - SVU: Romance à vista e nudez em Law & Order?
Berson e Stabler passarão por muitas coisas na próxima temporada de Law & Order: Special Victimis Unity. E pode ser que um romance esteja a caminho. Ou seja, alerta de spoiler!
De acordo com um site de entretenimento norte-americano, os dois detetives podem chegar a um ponto do relacionamento que muitos fãs gostariam de ver. O produtor-executivo Neal Bear pronunciou as seguintes (e intrigantes palavras)
- Nos primeiros oito episódios, as circunstâncias colocam os dois em um lugar muito interessante. Um lugar sem roupas.
Como assim? Isso mesmo. Mas nem tudo são flores. Principalmente a vida de Stabler.
- Nós vamos conhecer pessoas de seu círculo que nunca vimos antes. Como resultado disso, ele vai ter que lidar com alguns problemas inesperados.
Lost - o futuro de Jack e Juliet
LOST em Séries etc > Notícias - NOTÍCIAS - 'Lost': veja o que o futuro reserva para Jack e Juliet
Um casal separado no fim da quarta temporada de "Lost" pode se reencontrar na quinta - e mais cedo do que muita gente poderia pensar.
O colunista do TV Guide Matt Mitovich contou que sim, Jack e Juliet irão se rever com total certeza. "É só uma questão de onde - e, assumo, será na ilha; e quando - talvez logo no começo da temporada, como pelo menos me contou uma fonte", afirmou.
Mitovich ainda especulou sobre o futuro da loira na ilha: "Estou certo de que Juliet aparecerá com muito destaque na quinta temporada. Vejo ela e Sawyer liderando as ações enquanto Locke e seu bando de seguidores seguem em frente com o plano que têm em mente".
E você? Como imagina que será o reencontro de Jack e Juliet?
Lost terá novos personagens na quinta temporada
LOST em Séries etc > Notícias - NOTÍCIAS - 'Lost' terá mais dois novos e perigosos personagens na quinta temporada
Como se a saga de "Lost" já não tivesse perigos demais, mais gente venenosa deve chegar para a quinta temporada da série...
O colunista da Entertainment Weekly Michael Ausiello contou que fontes garantiram que os produtores executivos Damon Lindelof e Carlton Cuse vão introduzir dois novos personagens nada confiáveis no novo ano da saga: Caesar e Ilanna. Ambos serão personagens recorrentes na quinta temporada, podendo tornar-se fixos na sexta.
De acordo com Ausiello, Caesar é um homem na faixa entre 35 e 45 anos de idade, de físico avantajado, extremamente inteligente e, claro, perigoso. "Mesmo sem sabermos direito suas intenções, uma coisa é certa: ele é tão habilidoso em encantar pessoas quanto em matá-las. Ele também tem um passado negro", contou.
Já Ilanna é uma européia entre 20 e tantos e 30 e poucos anos, dona de uma inteligência afiada mas igualmente ardilosa. Ela também é atraente e faz uso de seu charme e beleza para conseguir o que quer.
domingo, 3 de agosto de 2008
Smallville - site oficial
Site oficial com fotos, vídeos, informações sobre o seriado, atores, sinopses, etc. Tudo o que você quiser saber sobre o seriado com certeza encontrará aqui. Clique no link e divirta-se!
Smallville
segunda-feira, 28 de julho de 2008
CSI - mentiras científicas
Nunca os vemos a escrever relatórios, uma tarefa pesada e custosa, os resultados das provas de ADN obtêm-se em algumas horas e a identificação das impressões digitais em alguns segundos. Estes são apenas alguns dos aspectos da série CSI que fazem parte da ficção, refere o site 20minutos.
Outros aspectos, como a gíria científica, o vocabulário utilizado, coincidem com a prática diária dos agentes que integram a Brigada da Polícia Científica Criminalista Forense de Valência, que leccionaram recentemente um curso da área na Universidade Cardenal Herrera - CEU.
As provas guardam-se em caixas de cartão e não em sacos de plástico
Os instrumentos mais utilizados, «as ferramentas imprescindíveis», são as cotonetes e as amostras de algodão, que «se guardam sempre em caixas de cartão», não em plástico. Também são habituais entre os 65 agentes de Valência os muitos pares de luvas de látex que colocam assim que chegam à zona do crime.
A entrada do ADN nas investigações criminais revolucionou o trabalho policial e fez proliferar um grande conjunto de séries televisivas. A divulgação de algumas técnicas, no entanto, «não ajuda ao trabalho policial», lamentaram os responsáveis científicos, que preferiram não ser identificados.
As inspecções aos locais de crime demoram entre oito a dez horas
Os especialistas do Corpo Nacional da Polícia espanhola, tal como nas séries, podem analisar amostras de sangue, sémen, pêlos, unhas, resto de ossos, saliva, que podem conter «células epiteliais da boca» com «carga nuclear» de ADN.
As inspecções aos locais podem demorar horas porque na vida real não podem levar, por exemplo, uma porta para analisar, a análise tem que ser feita no local. As investigações em casos de homicídio chegam a durar entre oito a dez horas, mas demora menos em caso de roubo.
«Não existem crimes perfeitos, mas sim investigações que não são suficientemente perfeitas», sustentaram os investigadores espanhóis.
House é o mais assistido na TV paga
Estrelando - Brasil: House é série mais assistida da TV paga
O médico mais rabugento das séries é também o mais assistido. De acordo com o canal pago que o exibe, o seriado House foi o mais visto da TV paga brasileira até agora em 2008.
O programa, exibido pelo Universal Channel, conta a história de Greg House, um médico especializado em diagnósticos complicados. Contratado do Princeton-Plainsboro Hospital, de New Jersey, ele não se importa com os sentimentos dos pacientes. Exerce sua profissão apenas pelo mistério, pelo prazer de investigar.
Outras duas séries do Universal apareceram entre as dez mais assistidas. São Law & Order: Special Victims Unit e Monk.
Law & Order
Law & Order (a Titles & Air Dates Guide)
segunda-feira, 14 de julho de 2008
Criminal Minds vai ganhar série derivada
Parece que Criminal Minds vai seguir o mesmo destino de outras séries de investigação. Ou seja, vai ganhar um spin-off.
- É seguro dizer que alguma coisa surgirá em breve. Nós temos conversado sobre isso desde o começo, mas algo sempre acontece para atrapalhar, como a saída de um mebro da equipe ou a greve dos roteiristas. Mas definitivamente chegou o momento, teria dito uma fonte do canal norte-americano CBS ao site Entertainment Weekly.
A idéia seria explorar outros setores do FBI que não o de homicídios, já mostrado pelo seriado original. Um episódio especial no meio da próxima temporada iria introduzir o conceito ao público. Se bem aceito, pode virar atração fixa.
A grande questão é: Gideon perderá algum de seus profissionais por conta do tal seriado derivado? O anônimo responde:
- Eu não acho que vá acontecer. Nós estamos muito felizes com o time que temos. Por outro lado, é possível que personagens estejam nos dois shows. Todas as opções ainda estão abertas.
CSI da Record alcança liderança
CSI Las Vegas alcaçou a liderança no Ibope na última sexta-feira, dia 4, de acordo com a emissora que exibe a série, a Record.
A atração registrou média de 11 pontos, chegando a 14 de pico, no horário da 00h12 à 01h09. Dos televisores ligados, 30% estavam sintonizados em Gil Grissom, Sara Sidle e companhia.
E parece que os investigadores da cena do crime estão se dando bem. Em junho, CSI Miami teve um aumento de um terço da audiência em relação ao mês anterior. A média alcançada foi de 8 pontos.
segunda-feira, 7 de julho de 2008
Law & Order traz ator de Senhor dos Anéis nesta segunda
Quem tem saudades do Sam de Senhor dos Anéis - um dos poucos atores que não foram lançados ao estrelato depois da trilogia - pode ver Sean Astin em Law & Order na noite desta segunda-feira, dia 7.
Às 23h, o programa será exibido pelo canal pago Universal. No capítulo Acampamento, os detetives Cyrus e Ed Green inestigam a morte de Audrey Lortell, uma mulher cujo filho, jason participa de um seita religiosa. Sean interpreta o Pastor Henley, líder do grupo.
Além da aventura fantástica dirigida por Peter Jackson, o ator de 27 anos ainda esteve em Como se Fosse a Primeira Vez e Click, os dois ao lado de Adam Sandler.
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Comunidade Oficial Lost
LOST - comunidade oficial AXN
domingo, 15 de junho de 2008
Law & Order
Embora carregue o nome da franquia original, a série conquistou uma identidade única e logo se tornou um sucesso da tv americana. No ano passado, "Law & Order: SVU" ficou entre as dez séries de maior audiência nos EUA e agora acaba de garantir três indicações ao Emmy Awards, incluindo uma para sua atriz principal Mariska Hargitay.
O drama de investigação policial segue os passos do detetive Elliot Stabler (Christopher Meloni, "Oz"), um veterano da unidade que já viu de tudo, e sua parceira Olivia Benson (Mariska Hargitay, "ER"), cujo difícil passado é a razão para ela ter se unido à unidade.
No comando da equipe está o capitão Donald Cragen (Dann Florek, que retorna ao elenco da série). Cragen é duro com sua equipe, mas os apóia nos casos complexos e guia o esquadrão nos desafios que eles enfrentam todos os dias. A equipe também conta com o detetive John Munch (Richard Belzer, "Homicide: Life on the Street"), que foi transferido da unidade de homicídios de Baltimore, e que chega com suas teorias conspiratórias e suas habilidades nas ruas. Ao lado de Munch trabalha o detetive Odafin "Fin" Tutuola (Ice-T), cujo senso de humor único e a experiência em investigações fazem dele um parceiro perfeito para Munch.
A assistente da promotoria Alexandra Cabot (Stephanie March) representa o lado legal da série, através de seus esforços para finalizar as intensas investigações. A personagem deixa a série no início da 5ª temporada e será substituída pela promotora Casey Novak (Diane Neal, "Ed", "Hack"). Também ajudando os detetives está o psiquiatra forense George Huang (B.D. Wong, "Oz"), cujo conhecimento da mente dos acusados freqüentemente resulta em importantes pistas que levam à resolução dos casos.
» Ficha Técnica
ELENCO
Christopher Meloni (Detetive Elliot Stabler), Mariska Hargitay (Detetive Olivia Benson), Richard Belzer (Detetive John Munch), Dann Florek (Capitão Donald Cragen), Ice-T (Detetive Odafin "Fin" Tutuola), Diane Neal (Promotora Casey Novak), Tamara Tunie (Dra. Melinda Warner) e B.D. Wong (Dr. George Huang).
PRODUTORES/ESTÚDIO
Dick Wolf, Ted Kotcheff, Neal Baer ("ER") e Peter Jankowski/Wolf Films e NBC Universal Television Studio.
MÚSICA TEMA
Instrumental.
ESTRÉIA
EUA: 20/09/1999
BRASIL: não disponível
STATUS
Série renovada; 9ª temporada - 205 episódios.
HORÁRIOS
UNIVERSAL CHANNEL: domingo (17h00); segunda (05h00).
Reprise outras temporadas: segunda à sexta (20h00/00h00).
Fonte: Séries Online
Agente 86 vira filme
O filme estréia em breve e com certeza vou assistir, espero que não tenham desvirtuado a idéia do seriado.
Para saber mais sobre o filme, acesse o site clicando no link abaixo:
Agente 86 - o filme
(zailda coirano)
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Termina com festa a 4ª temporada de "Lost" nos EUA
Folha Online - Ilustrada - Festas e elogios marcam fim da 4ª temporada de "Lost" nos EUA - 28/05/2008
terça-feira, 27 de maio de 2008
Termina Capadócia
Claro que há muitas tramas ainda para desenrolar e enrolar ainda mais, muitas revelações a acontecer e sobretudo o que se espera é que seja feita justiça. Lógico que Capadócia imita a vida real, onde nem sempre o que é justo acontece. Esperemos para ver.
domingo, 25 de maio de 2008
Lista atualizada de blogs
- Agnóstica
- Amando muito
- Aprenda fácil
- Atando nós
- Até que o divócio nos separe
- Bicho é o que há!
- Camaleoa
- Cara de paisagem
- Cinqüenta anos de mim mesma
- Compulsiva crônica
- Compulsiva crônica (2)
- Compulsiva
- ComunicAtiva
- Convivendo com o passado
- Coração de estudante
- Coração de estudante (projeto)
- Corintiana até a morte
- De médica e louca
- Diabetes em família
- Diadema
- Diadema City (Grupo Google)
- Dito e Feito
- Doce deleite
- Doce pecado
- Emoções
- Empatando a vida dos outros
- Envelhescência
- Esfinge
- Estala, coração
- Estranho demais
- Fala sério
- Fim de papo
- Folhas ao vento
- Fundo musical
- Galeria de ídolos
- Hablando español
- Labirinto
- Livro do ódio
- Love me Tender
- Love's all
- Lágrimas da alma
- MãEterna
- Meio século de memória
- Mestre com Carinho
- Momentos iluminados
- Mostra tua cara
- MPB
- Mulher que trabalha
- Máximas e mínimas
- Nossos comerciais, por favor
- Não me faz rir que me dói o dente
- Obsessão
- Pais na Terra
- Paixão por filme
- Pecado original
- Pensamento
- Piadas favoritas
- Poema
- Políticos, bah!
- Ponto de chegada
- Preconceito fede
- Pérolas aos porcos
- Quando estiver descendo
- Quem te viu e quem TV
- Questão de classe
- Quimera
- Rimas soltas
- Sobre homens e mangas
- Suspense, terror e derivados
- TV e seriados
- Uma luz na escuridão
- Usei e gostei
- Verso & Prosa
- Verso e prosa
- Verso e reverso
- Vida cigana
- Videotekaz
- Words
- Zaildianas
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Capadócia - o final
No último episódio que assisti, uma santinha, que era cuidada por uma "amiga" que se aproveitava do seu "dom de cura" para conseguir dinheiro dos trouxas, vai para a cadeia porque sua "amiga" pediu uma fortuna a um político poderoso para que a santinha curasse sua filha.
A moça morreu e o político ficou doido quando descobriu que a "amiga" da santa havia fugido com a pequena fortuna que havia pago para salvar a moça. Dessa forma a santinha vai para Capadócia, acusada de fraude.
Mas lá descobrem que ela na verdade é autista, doença rara entre as mulheres. Até aí tudo bem, mas aí uma detenta faz um aborto mal-sucedido e tem uma parada respiratória e a santinha a traz de volta à vida. E agora? O que pensar?
Enquanto isso a detenta que foi presa injustamente por provocar por acidente a morte da amante do marido (que se fazia de amiga dela) matou sua "esposa" e assumiu o comando de Capadócia. Agora é a mandante do tráfico e da corrupção, vai aos poucos se contaminando com a dureza do lugar.
Bem realista e com cenas fortes, não perdemos um capítulo, pena que está para acabar.
(zailda coirano)
CSI
O que acho mais interessante é que eles vão na base do ensaio e erro, como qualquer simples mortal, sem aquela de super-homem ou então de Sherlock Holmes, que descobria tudo só pensando.
Nesse seriado é tudo feito de forma bem científica, mas eles também usam muito de sua inteligência para deduzir o que se passou.
Outra coisa que eu acho fundamental (e que a polícia de verdade deveria tentar) é que eles, para chegarem à conclusões, tentam pensar como o criminoso pensou, e quando fazem isso é claro que descobrem muito mais coisas do que conseguiriam simplesmente analisando as pistas.
Eu recomendo para quem gosta de um passatempo agradável, e principalmente para quem gosta de policiais inteligentes, que não abusam da violência e de cenas chocantes para conseguir audiência. Quem gosta de banhos de sangue deve procurar outra coisa para assistir.
(zailda coirano)
sexta-feira, 2 de maio de 2008
quinta-feira, 1 de maio de 2008
Além da imaginação
Esse seriado era perfeito pra quem gosta de terror. Cada episódio era uma história diferente, às vezes havia até mini-histórias dentro do mesmo episódio. Lembro-me de histórias mágicas: do cara que matava pessoas para fazer imagens no museu de cera e um dia elas se rebelaram e fizeram uma imagem com ele, por exemplo. Esse episódio foi apavorante e depois eu não conseguia dormir de jeito nehum. Ainda é possível assistir a alguns episódios na TV a cabo, claro. Vale a pena pra quem gosta de terror e suspense mas não está disposto a passar mais de uma hora tentando entender enredos que nem sempre são explicados no final. Essa série, além de ser muito criativa, sempre tinha um "conteúdo moral" que a gente entendia com muita facilidade, sem necessidade de um "manual" de termos técnicos do terror e suspense, como parece ser necessário para entender alguns filmes de suspense e ficção de hoje em dia.
Recomendo para quem gosta do gênero, é um tipo de seriado que não cansa nunca porque seus episódios tratam de temas bem diversificados.
(zailda mendes)
A feiticeira
A feiticeira fez tanto sucesso que fizeram até um filme para matar a saudade dos fãs. Achei o filme ótimo, com a Nicole ótima, a cara da feiticeira escarrada e cuspida e a história também muito interessante. Outras filmagens já foram feitas em cima de séries de TV e nem todas saíram à imagem e semelhança da série, algumas na telona perderam a graça, seja porque não se usaram os mesmos elementos que eram a graça do seriado, seja porque desvirtuaram a história original. Seja como for, A Feiticeira agradou em cheio e fez juz ao seriado.
(zailda mendes)
domingo, 30 de março de 2008
Lost - trailer (season 4)
Ano passado eu tinha um aluno que simplesmente adorava Lost. Ele práticamente vivia em função do seriado, tinha aula comigo aos sábados e no intervalo sempre tinha uma novidade sobre algo que tinha acontecido durante a semana - no Lost, claro.
Ele mesmo afirmava que "o lost é a minha vida" e mais de uma vez provou isso. Quando, por exemplo, soube da greve de roteiristas e que por conta disso a temporada seria abreviada, segundo ele deturpando toda a história, me disse:
- Estou rezando pra que essa greve termine logo e que não chegue a afetar o Lost. Se isso acontecer não sei o que será da minha vida!
Pode parecer exagero pra quem nunca foi fã absoluto de algum seriado, ator ou cantor, a ponto de isso tornar-se parte importante da própria vida, mas eu entendo. E essa é uma das razões que me levam a acreditar que o Lost deve ser mesmo muito bom, pois fuçando na internet a gente logo descobre que meu aluno não está sozinho: existem milhões de fãs absolutamente doidos por Lost no mundo todo.
Lost - quem é que entende?
Assisti ao piloto da série e achei que era interessante, depois disso assisti um capítulo aqui e outro ali, de algumas temporadas. Continuo achando que deve ser interessante, sobretudo quando assisto alguma discussão dos fãs da série, debatendo suas teorias. Qualquer dia eu compro a primeira temporada e vou tirar isso a limpo. Se confirmar minha impressão (de que deve ser mesmo muito interessante) eu vou comprar as outras todas. Mesmo sem acompanhar fielmente eu já tenho uma "quedinha" pra ser tiete desse seriado.
Jeannie - abertura
Já disse aqui que eu adorava esse seriado, e nada melhor que rever a abertura pra matar a saudade. Ainda se pode ver os episódios no canal fechado, e é uma boa opção, já que os canais abertos só passam porcaria. Veja o vídeo e mate a saudade:
Casal 20
Eu adorava esse seriado, não perdia um capítulo. Sempre pensava que um dia eu ia encontrar alguém pra conviver e que fosse um convívio tão cheio de amor, carinho, respeito, bom humor e cumplicidade quanto o que eles demonstravam. Além disso, os dois só se metiam em encrenca (e enfiavam o mordomo Max nelas também) tentando resolver crimes.
Acho que, como eram milionários e não tinham o que fazer além de velejar, esquiar, essas coisas chatas todas que rico adora fazer, pra encher o tempo procurava chifre em cabeça de cavalo. E sempre achavam...
Pra matar a saudade, veja o vídeo com a abertura:
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
O Túnel do Tempo
Mais um seriado de ficção científica que muito me encantou na adolescência. Além de divertir era também instrutivo, uma vez que os astros principais caíam em cenários históricos e envolviam-se desde o naufrágio do Titanic até a queda de Cleópatra.
Foi nesse seriado que eu tomei conhecimento do que aconteceu ao Titanic, por exemplo. Até então eu jamais sequer havia ouvido falar. E como eu não me interessava muito por História, aprendi muita coisa assistindo o seriado.
A série também provoca uma discussão sobre viagens no tempo que perdura até hoje, revivida em muitos filmes de ficção nas décadas seguintes. A visão do seriado é que voltando no tempo jamais se pode alterar os fatos acontecidos e mesmo que façamos alguma coisa para alterá-los o que ocorre é que simplesmente vamos fazer com que aconteçam exatamente do mesmo jeito que aconteceram.
No filme "Exterminador do Futuro", ao enviar um exterminador para matar a Sarah Connor, que seria a mãe daquele que no futuro iria derrotar as máquinas, há uma reação do próprio John Connor, enviando um soldado para proteger a vida de sua mãe.
Rola um romance entre a Sarah e o soldado que veio para o nosso tempo para protegê-la do exterminador e ele a engravida. Ou seja, ele é o pai do John Connor, e se as máquinas não tivessem enviado um exterminador para matá-la o John Connor jamais existiria.
O seriado "O Túnel do Tempo" foi o primeiro a trabalhar sériamente com essa teoria, revivendo passagens da História e dessa maneira, ensinando-a aos menos esclarecidos dentre os quais eu me incluía na época.
Clique no link para ver a ficha técnica e a sinopse.
Perdidos no Espaço
Eu não perdia um episódio, mesmo que fosse uma reprise. Durante anos esse foi meu seriado favorito e acho que o filme não fez justiça ao seriado nem lhe chegou aos pés.
Era empolgante ver os problemas enfrentados pela família Robinson, que se escontrava vagando no espaço, enfrentando seres extra-terrestres e aterrisando em muitos planetas, cada qual com suas características as mais distantes das terráqueas possíveis.
Às vezes viajavam no tempo, por buracos negros, causavam desequilíbrio atmosférico ou eram perseguidos por monstros terríveis. E algumas vezes até conseguiam voltar à Terra, mas ou era em outro momento no tempo (passado ou futuro) ou entravam numa espécie de "atmo" de tempo, encontrando todos no planeta paralisados entre um milésimo de segundo e outro. Claro que tinham então que voltar pra onde vieram e continuava sua odisséia no espaço, tentando um dia voltar pra casa.
Um capítulo à parte era o Dr. Smith, que em princípio foi o causador do extravio da nave no espaço, pois sua viagem como clandestino (com intenção de sabotar a nave) causou um desequilíbrio por exceso de peso, era também o causador de inúmeros problemas, pois não hesitava em vender a família (ou até o Will, que era tão seu amigo) por algum dinheiro ou pedras preciosas espaciais ou mesmo com a promessa de voltar - sozinho pra casa.
Além de ser um traidor, Dr. Smith tinha também outros desvios de caráter, pois mais de uma vez sua covardia provocou dores-de-cabeça das mais diversas. Entre médico e monstro ele tinha muito mais de monstro.
O robô era também outro causador de problemas, uma vez que não tinha vontade própria. Era mais que uma máquina porque era evidente que ele gostava realmente do Will, mas como era uma máquina bastava que algum ET (ou mesmo o Dr. Smith) mexesse em sua programação que ele passava de fiel protetor do Will a uma poderosa ameaça à integridade física da família.
Na época os efeitos especiais eram fascinantes, a série foi minha iniciação à Ficção Científica, gênero do qual gosto muito até hoje, se bem que torça o nariz para certos exageros sem sentido que ocorrem em alguns desses filmes. Mas como teoria científica, na época a história toda parecia bem plausível.
Clique no link para ver a ficha técnica e sinopse.
A Noviça Voadora
A vencedora de dois Oscar® Sally Field (melhor atriz em Um Lugar No Coração, 1984; Norma Era, 1979) entra e sai de confusões como Irmã Bertrille nesta eterna série clássica. Sempre com boas intenções, Irmã Bertrille se envolve com todos os tipos de situações inusitadas e arranja um jeito de ficar em apuros com a Madre Superior (Madeleine Sherwood), com a Irmã Jaqueline (Marge Redmond) e com o dono de um clube local Carlos Ramirez (Alejandro Rey). Desde ser confundida com uma aeronave inimiga até ter um pelicano apaixonado por ela para impedir um encontro de bandidos, Irmã Bertrille se encontra constantemente em situações perigosas e hilárias.
Eu simplesmente adorava esse seriado, talvez por ter estudado em colégio de freiras toda a minha infância e parte da adolescência, eu amava essa freirinha que derrubava todas as hipocrisias e regras sem sentido, em sua ingenuidade para ela o que valia era fazer o bem sem olhar a quem e a que custo.
A freirinha era da pá virada e não media esforços para consertar o que ela achava que estava fora do esquema e não importava qual o tamanho da confusão que esse "conserto" fosse causar. E normalmente a confusão era hilária, se bem que tudo dava certo no final.
(por Zailda Mendes)
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008
Meus blogs no Live Spaces
Pra quem gosta de blogs aí vai uma lista dos meus blogs do Live Spaces:
Pensamento
Pecado Original
Lágrimas da Alma
Ponto de Chegada
Vida Cigana
Verso e Reverso
Poema
Hablando Español
Os blogs do blogger, UOL, Terra e afins passo noutro dia.
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
Jeannie é um gênio
A SÉRIE: Certo dia o capitão Anthony Nelson pousa em uma ilha após testar um avião para a força aérea. Enquanto espera pelo socorro, encontra uma garrafa com um formato estranho. Ao abri-la, uma fumaça é liberada e transformada em uma linda loira, na verdade, uma gênia aprisinonada há milhares de anos pelo nefando gênio Blue Djinn. Assustado, ele não compreende o idioma da moça que se ajoelha a seus pés. Tentando se comunicar com ela, Tony deseja que Jeannie fale e entenda sua língua. Graças a ela, seus amigos da Força Aérea o encontram. Apesar de tê-la liberado de suas obrigações em servi-lo, Jeannie através da mágica, faz com que Tony leve a garrafa consigo. Depois de muita insistência Major Nelson permite que a gênia passe a fazer parte de sua vida.
COMO TUDO COMEÇOU: Sidney Sheldon escolheu pessoalmente Barbara Eden para interpretar Jeannie. Na época, Sheldon viu em Eden uma mistura de ingenuidade e apelo sexual, elementos considerados essenciais ao personagem. Larry Hagman ficou com o papel de Tony Nelson. Fazia 9 meses que ele procurava emprego e na semana em que foi contratado já tinha feito 5 testes diversos enquanto sua família literalmente acampava na praia com menos de 20 dólares na carteira. Já o comediante Bill Daily, integrava o programa de esquetes cômicas The Steve Allen Show quando foi convidado a interpretar um pai adotivo em um episódio de A Feiticeira. Sua atuação chamou a atenção de Sidney Sheldon, que o contratou para o papel de Roger Healey. Após a contratação dos demais atores o piloto começou a ser filmado em dezembro de 1964 nos estúdios da Columbia, uma associada da Screen-Gems.
CURIOSIDADES: O estúdio e até a equipe técnica que trabalho em Jeannie é um Gênio, pertencia à série A Feiticeira, sua concorrente. Barbara Eden ficou grávida no 1º ano da série, obrigando o pessoal dos figurinos a elaborar um disfarce para sua barriga. A solução encontrada foi o uso de um véu que saia do chapéu, dava volta no pescoço e terminava do outro lado do chapéu, envolvendo o rosto de Barbara. A irmã espertalhona de Jeannie era representada pela própria Barbara Eden e quando as duas precisavam aparecer em uma mesma cena a duble utilizada era Evelyn Moriaty. Nas filmagens de Como Se uma Não Bastasse, no qual Tony prende Jeannie 2ª em um frasco de perfume. Para filmar a cena com Barbara Eden, o diretor Claudio Guzman a colocou dentro de um vidro gigante e depois convidou todos para o almoço, deixando-a presa e abandonada, enquanto se escondiam para fingir que haviam partido. Os gritos de Jeannie 2ª são na verdade a gravação dos apelos de Eden para ser salva! Larry Hagman era particularmente chegado a brincadeiras e adorava ir ao estúdio com roupas que nada tinham a ver com a série, só para divertir os colegas. Larry Hagman estava sempre sobre o efeito do álcool durante as filmagens de Jeannie é um Gênio.
OS DUBLADORES: O ator Larry Hagman foi dublado no primeiro ano pelo ator Emerson Camargo, após o segundo ano foi dublado pelo ator Flávio Galvão. Os demais dubladores eram: Jeannie: Liria Marça, já falecida; Roger: Drausio de Oliveira, a mesma voz do capitão Steve Burton em Terra de Gigantes; Dr. Bellows: Xandó Batista e Amanda Bellows: Noeli Mendes.
POR QUE DO FIM: No 5º ano da série a NBC decidiu-se pelo casamento de Tony e Jeannie. Todos, especialmente Larry Hagman, foram contrários a idéia, pois temiam o fim da fantasia. Até então Jeannie era a mulher ideal, que vivia para servir seu amo, mas com o casamento, ela deixou de ser apenas o gênio para tornar-se a esposa. Hagman ficou tão contrariado, que sua atitude nos sets passou de divertido e simpático a extremamente difícil. O consenso geral era que talvez a série tivesse durado mais sem o casamento, pois embora ela não estivesse entre as 10 melhores na época, ela ainda era bastante apreciada. Jeannie é um Gênio foi cancelada em 1970 com um total de 139 episódios.
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
A feiticeira
Sim, ele era um chato e eu não entendia porque ela não dava um pontapé na bunda dele, como também pensavam todos os parentes excêntricos dela, mas ela não queria nem saber: amava o James, chato e machista como ele era, e não abria mão. Como sempre, ela estava certa.
(por Zailda Mendes)
Ficha técnica:
Título Original: BewitchedProdução: 1964 a 1972
Total de Episódios: 248
Elenco: Samantha Stephens e Serena: Elizabeth Montgomery (dublada por Nícia Soares - P&B e Rita Cléos - Color); James Stephens (1): Dick York (1964/69) (dublado por Gervásio Marques - P&B e Olney Cazarré - Color); James Stephens (2): Dick Sargent (1969/72) (dublado por Olney Cazarré e Osimiro Campos); Endora: Agnes Moorehead (dublada por Lia Saldanha, Gessy Fonseca - P&B e Helena Samara - Color); Maurice: Maurice Evans (dublado por Flávio Galvão e Borges de Barros); Larry Tate: David White (dublado por Waldyr Guedes e Xandó Batista); Louise Tate (1): Irene Vernon (dublada por Isaura Gomes); Louise Tate (2): Kasey Rogers (dublada por Judy Teixeira); Tabatha: Diane e Erin Murphy (dubladas por Aliomar de Matos); Adam: David & Greg Lawrence; Abner Kravitz: George Tobias (dublado por xandó Batista e José Soares); Gladys Kravitz: Alice Pearce e Sandra Gold (dubladas por Isaura Gomes); Tia Clara: Marion Lorne (dublada por Maria Inês); Tio Arthur: Paul Lynde; Esmeralda: Alice Ghostley; Dr. Bombay: Bernard Fox (dublado por João Ângelo).
Produção: Columbia Television/William AsherDistribuição: Columbia Pictures TelevisionVersão Brasileira: AIC-SP
A série:
Elizabeth Montgomery nasceu em Abril de 1.933 e já nos anos 50 começou a atuar em Tv (mais precisamente em 1.951). Seus pais – Robert Montgomery e Elizabeth Allen – pertenciam ao meio televisivo. Sua primeira aparição foi no programa do pai - Robert Montgomery Presents. Bastante ativa em termos de casamento, seu primeiro matrimônio foi em 1.954 com Frederick Gallatin Gamman. Em 1.957 casou-se com o ator Gig Young. Em 1.963 casou-se com o produtor William Asher, após ter trabalhado com o mesmo no filme Johnny Cool. Foi quando decidiram desenvolver um programa onde ele fosse o produtor e ela a estrela. O projeto concebido por ambos mostrava o dia a dia de um frentista que trabalhava num posto de gasolina, contrapondo-se ao dia a dia da esposa, uma mulher da alta sociedade. O desnível social entre ambos e o eterno conflito entre homem e mulher seriam as bases desse seriado. Asher levou o projeto para a Columbia Television, para ser apreciado por William Dozier (que depois produziria a série de TV Batman). Dozier parece não ter se entusiasmado muito com a idéia mas achou-a parecida com outro projeto, criado em 1.961, por Harry Ackerman. A idéia de Ackerman era mostrar um casal se conflitando, mas não por diferenças sociais e sim porque o homem – um publicitário promissor - casa-se com uma bela feiticeira. Asher gostou da idéia e sugeriu que ambos se unissem na produção da série desde que Elizabeth Montgomery fosse a estrela principal. A partir daí, uniram-se ao grupo de Sol Saks, para desenvolvimento do episódio piloto.
O elenco:
Em princípio ficou definido que Elizabeth Montgomery viveria Samantha, uma bruxinha que ao se casar com um simples mortal promete a ele abandonar a vida de mágicas. Foi trabalhoso escolher quem faria o papel do marido. Os produtores pensaram em Richard Crenna (que atuaria depois na série cinematográfica Rambo), mas diante da indisponibilidade do ator cogitaram o nome de Dick Sargent. Como Sargent estava envolvido em outro projeto, resolveram abrir uma maratona de testes onde o vencedor foi o ator Dick York. Ficou estabelecido que o marido de Samantha chamar-se-ia Darrin Stephens e que trabalharia numa agência de propaganda chamada McMann & Tate. Para o papel de Larry Tate – patrão de Darrin – o escolhido foi o ator David White. Tate teria também uma esposa – Louise - vivida pela atriz Irene Vernon. Como parte de concepção da série, Samantha teria uma mãe, que simplesmente repudiaria seu casamento com o pobre mortal. O papel da mãe de Samantha sempre foi de Agnes Moorehead. O problema é que os executivos de produção achavam que ela jamais aceitaria encarnar Endora. Agnes aceitou o convite ao se encontrar casualmente com Elizabeth Montgomery dentro de uma loja nos Estados Unidos.
De quebra, os Stephens teriam um casal de vizinhos – Abner e Gladys Kravitz (George Tobias e Alice Pearce). Abner vivia como um aposentado – ora vendo TV, ora lendo jornal – enquanto que Gladys dedicava boa parte de seu tempo a bisbilhotar a vida dos outros. Como Samantha vinha de uma família de feiticeiros, há que se registrar também a criação dos personagens que em verdade eram seus parentes. Assim sendo, desenvolveram os personagens de Tia Clara (Marion Lorne) e de Maurice - Pai de Samantha (Maurice Evans). Tia Clara era uma bruxa com muita idade e isso fazia com que suas mágicas não funcionassem a contento. Maurice era separado de Endora e adorava fazer citações teatrais. Com o decorrer da série a família de bruxos revelou também ter um médico especialista. Tratava-se do Dr. Bombay, vivido pelo ator Bernard Fox.
Vale lembrar ainda que a participação do ator Paul Lynde num episódio da primeira temporada levado ao ar em 25/03/65, rendeu-lhe depois o convite para viver um tio de Samantha, chamado Arthur.
Por fim Samantha teria uma prima chamada Serena, interpretada pela própria Elizabeth Montgomery. Para interpretar a personagem ela usaria uma peruca com cabelos pretos. O primeiro episódio com Serena pertence a segunda temporada da série e foi ar nos Estados Unidos em 13/01/66.
Do lado da família de Darrin Stephens foram desenvolvidos apenas os personagens de seus pais, vividos por Robert F. Simon e Mabel Roberts. Quando Robert F. Simon não estava disponível, era substituído pelo ator Roy Roberts.